quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Piracicaba: Mobilidade zero


Não é de hoje que Piracicaba pode ser comparada a grandes metrópoles pelo grande número de empresas, indústrias e de população. E esta população que não para de crescer, também não para de comprar carros e motos em geral, sendo que recentemente a redução do IPI em todo o Brasil tem colaborado muito para isso.

A quantidade excessiva de veículos pode se tornar um grande problema para o trânsito da cidade, que não possui vias preparadas para receber tal demanda. Isso pode ser notado com facilidade nas regiões onde não existia trafego pesado de veículos, mas que hoje em horários de pico acabam tendo grandes engarrafamentos. Regiões como as vias que ligam o centro da cidade à zona leste.

Av. Dois Córregos
Decorrente da quantidade de famílias que tem se mudado para áreas afastadas da cidade, na busca por bairros mais tranquilos, a zona leste hoje está comportando grande número de novos moradores, em loteamentos recentes ou em prédios recém inaugurados. Apenas na extensão da avenida Dois Córregos, que cruza os bairros Morumbi, Noiva da Colina, Parque Prezoto e Jardim Novo Iguaçú, é possível encontrar 4 novos condomínios. Novos moradores, novos carros, mais pessoas indo e voltando do trabalho no mesmo horário, e na maioria das vezes o labor destas pessoas é localizado na região central.
Os locais onde ocorrem o encontro de todos estes veículos antes de serem distribuídos entre as avenidas Dois Córregos, Dr. Cássio Pascoal Padovani e Rio das Pedras – vias de acesso à zona leste, é a avenida Piracicamirim. 

“ Em horário de pico o trânsito aqui é horrível, já vi acidente com motoqueiro, porque eles tem que cortar tudo mesmo, se não acabam ficando presos no trânsito igual aos carros. Acho que isso se deve ao aumento do número de moradores nesta região”, queixou-se Marcos, gerente de loja que fica localizada na avenida Piracicamirim. José Adão Ribeiro, 46, motoboy a 8 anos, diz que hoje em dia a procura por moto taxistas tem aumentado, porque com a moto é possível cortar o trânsito pelos corredores das avenidas. “ Já perdi amigos que trabalhavam com moto, devido a acidente de trânsito e quanto mais a cidade crescer, sem o amparo da prefeitura em relação ao trânsito, mais pessoas vão procurar por esta forma de se locomover, o que pode ser bem perigoso, tendo em vista a má formação dos condutores e as situações extremas em que somos colocados em horários de pico.”

Segundo o Departamento de Trânsito de São Paulo ( Detran-SP), hoje em Piracicaba existem 253.616 veículos licenciados para uma população de 364.571 pessoas. A parcela da população que não possui veículo pode ser considerada pequena. Como os problemas com o trânsito na cidade já são de conhecimento público, o secretário Paulo Prates, acredita que desde a criação do Ciet (Centro Infantil de Educação Para o Trânsito) , os problemas tendem a serem amenizados gradativamente. O Ciet busca educar crianças e adolescentes, como uma tentativa de fazer com que no futuro o trânsito seja melhor, principalmente com o respeito dos motoristas às regras de trânsito e ao CTB (Código de Transito Brasileiro).
Av. Prof. Alberto Vollet Sachs


Obras realizadas
Em 2010 foram realizadas obras para a duplicação da avenida Rio Das Pedras, que parte do cruzamento entre a avenida Professor Alberto Vollet Sachs e Piracicamirim, e cruza os bairros Parque Prezoto, Alvoarada, Sol Nascente e Pompeia. Ainda que a obra tenha sido realizada com o intuito de amenizar os problemas com o trânsito desta região, a obra teve impacto negativo junto à opinião pública, devido ao fato de que afetou uma área de preservação ambiental, e desviou o curso do manancial que percorre aquele trecho.

Av. Pádua Dias



Encontro das avenidas 

Sem rota alternativa
Uma forma de acesso rápido, que até recentemente colaborava com os motoristas para o acesso ao centro partindo da zona leste, é a rodovia Luiz de Queiroz, que termina na avenida Pádua Dias, que dá acesso as avenidas Independência, Carlos Botelho e Centenário. Mas hoje já podemos notar uma confusão de veículos, que se juntam no momento em que os carros que vem da av. Independência se cruzam com os carros que vem da rodovia Luiz de Queiroz. Muitas pessoas já tomaram ciência deste trajeto, na tentativa de facilitar a chegada ao trabalho, ou do retorno aos seus lares, logo já não resta nenhuma alternativa, se não por parte do poder público.


Mobilidade
Piracicaba, mesmo tendo vários grupos de pessoas se organizando para realizar passeatas, protestos e reenvidicações pela causa da mobilidade pública, tais como melhoria da pavimentação das calçadas, construção de ciclovias e até melhoria no transporte público, muito pouco é feito. Muitas pessoas compreendem a necessidade de deixar os automóveis dentro da garagem, mas não podem o fazer, a não ser que corram certos riscos em meio ao trânsito da cidade.




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